domingo, 6 de janeiro de 2013

Changelings os Perdidos



     Imagine que você levava uma vida tranquila e absolutamente normal. Um belo dia uma fada muito bela gostou de você e resolveu te levar para ARCÁDIA, a terra das fadas. Mas esse conto de fadas está longe de terminar bem... A criatura é completamente amoral e resolve te escravizar e te torturar repetidamente. Você perde a noção dos dias e faz tudo que seu mestre mada até que um dia surge a oportunidade de fugir.
     De volta ao mundo dos mortais você tenta buscar sua vida de volta, mas descobre que o tempo vivido em arcádia foi diferente do que passou por aqui. Pode ser que você tenha sido raptado quando criança e agora adulto perceba que só poucos dias se passaram no mundo mortal desde seu sequestro, ou os poucos meses em arcádia tenham sido décadas por aqui. Mesmo aqueles que não passaram por grandes lapsos temporais descobrem que o Fée (mesmo que fada) que te raptou deixou um duplo para viver a sua vida por você. Bem vindo ao mundo de chengeling - os perdidos, um jogo de beleza e loucura.

Tema e Tom

     Este jogo é baseado no folclore original sobre as fadas ou fées: criaturas belas e malignas que escravizam a humanidade para realizar seus trabalhos de lógica incompreensíveis. O personagem é um CHENGELING: alguém que teve sua vida roubada e viu seu corpo e alma transformados pela permanência em um reino estranho onde as leis da física não se aplicam e tudo funciona devido a uma magia estranha baseada em contratos. O tema do jogo é a busca do caminho de volta para casa. O tom pode ser tão volúvel quanto a natureza dos chengelings.

Natureza das criaturas feéricas

     O chengeling já foi humano, mas o tempo que ele passou em Arcádia mudou seu corpo e sua alma para sempre. Em Arcádia (também conhecida como Feéria) tudo funciona na base de contratos: o fogo te aquece porque foi feito há muito tempo um contrato onde o fée recebe calor e luz em troca de alimentar a chama com combustível. Sem participar deste contrato, o chengeling não seria aquecido (no máximo queimado) e esse princípio se aplica a todas as coisas em Feéria. Essas relações manipulam GLAMOUR, o combustível sobrenatural dos chengelings, e transformam o corpo do personagem. Essa transformação foi necessária para garantir a sobrevivência em Arcádia.
     Quando o personagem fugiu ele passou pela selva de espinheiros que envolve Feéria, chamada de SEBE, até encontrar um portal para o mundo dos mortais. Ao atravessar esse portal a magia das fadas cria automaticamente uma aparência humana, diferente daquela que você tinha antes, para disfarçar a natureza sobrenatural dos chengelings, isso é chamado MASCARILA. O chengeling possui agora uma potência sobrenatural chamada FADO.
     Os fées verdadeiros são imortais, os chengelings não, embora sua expectativa de vida seja alta, dependendo do fado. A magia das fadas envolve contratos feitos com as mais diversas entidades e os chengelings podem entrar nesses CONTRATOS para usufruir de seus benefícios e ganhar certos poderes. Além disso os chengelings também podem fazer seus próprios contratos com outras pessoas e ganhar vamtagens, habilidades e outras coisas.

Feições e Fratarias

     Dependendo de como o chengeling foi alterado ele pertence a um grupo de características semelhantes chamado FEIÇÃO, o que o confere uma benção e uma maldição. Dentro deste grupo pode haver um subtipo chamado FRATRIA, que é opcional, mas caso o jogador escolha uma, ganha mais uma benção.

Belíssimos
    Esses chengelings foram sequestrados para entreter seus captores, não necessariamente como amantes, pois costumam ter muitos talentos. Mas são sempre carregados de atributos sociais, chamando muita atenção. Fratrias: Bailarinos, Dragontinos, Florescentes, Musas, Resplandecentes.

Elementais
     Chengelings elementais foram sequestrados porque tinham algum talento que interessava aos Fées verdadeiros. Personificam algum elemento, não necessariamente um dos quatro elementos clássicos, mas podem ser qualquer matéria razoavelmente pura como pedra, gelo, metal, madeira, etc. Fratrias: Almardentes, Aquanatos, Arejados, Cerneterras, Florestirpes, Manequins, Nevados.

Feras
     As feras costumavam ser inocentes quando foram sequestrados e foram atraídas para um mundo de emoções e sensações que a consumiu. Representam arquétipos animais e forte ligação com a natureza. Fratrias: Caçanalmas, Celerigeiros, Couraguados, Dorsolargos, Penalventos, Presavirosas, Sobescarpas, Sorrateiros.

Mirrados
    Desafortunados, foram raptados sem motivo, estavam no lugar errado e na hora errada. Foram treinados para ser operários e possuem muita habilidade com as mãos. Fratrias: Artífice, Artistas, Castelães, Cervejeiros, Chirurgiões, Mateiros, Oráculos, Soldados.

Ogros
     Foram sequestrados por mestres terríveis que usavam constantemente a violência em seus servos. Com o tempo, para sobreviver,  foram se tornando resistentes à violência e em féeria isso significa se tornar violento. Costumam ser brutais, teimosos e saber o que querem. Fratrias: Andalonges, Aquáticos, Cernepedras, Ciclópicos, Gargantuescos, Ralacarnes.

Trevosos
     Costumam ser os perdidos que foram punidos com o sequestro por ter infringido alguma regra, sabendo disso ou não. Representam algum aspecto das trevas que se viram obrigados a abraçar. Costumam ser astutos e habilidosos. Fratrias: Antiquários, Fuçatúneis, Sepulcreiros, Toquevampes, Vossimagens.

Cortes
 
     Conforme vão fugindo de Arcádia os chengelings passam por um dilema - como voltar a viver em um mundo onde sua vida foi roubada? Se voltar a viver sua antiga vida é difícil e voltar ao cativeiro é impensável só resta ao chengeling se unir com os outros na mesma condição. Para socializar os chengelings e ao mesmo tempo oferecer alguma proteção contra os Fées verdadeiros foram criadas as CORTES. São descritas quatro cortes no livro básico, as quatro estações do ano, que além dos fenômenos climáticos estão também ligadas a uma emoção dominante.

Primavera
     A primavera é a estação do renascimento e da fertilidade. Seus membros se  dedicam a saciar seus desejos e com elegância e ajudar outros membros a realizar os desejos deles. A emoção dominante é o DESEJO.

Verão
     A estação mais quente do ano esquenta também os ânimos de seus membros que são regidos pela IRA, mas sempre com elegância. São guerreiros abertos ao conflito direto. 

Outono
    Nessa estação as plantas murcham e se preparam para o frio que virá. Neste contesto a corte procura soluções alternativas, como armadilhas, ao confronto cara-a-cara para resolver seus problemas. São exploradores e pesquisadores. a emoção dominante é o MEDO.

Inverno
     Quando o frio toma conta só podemos nos abrigar e esperar passar. Os cortesões de inverno são precavidos, discretos, muitas vezes se utilizando da paranoia e do segredo para combater seus inimigos. A emoção dominante é o PESAR.

     As cortes se revezam na administração de um FEUDO FRANCO, o nível maior de organização do chengelings em uma cidade ou região. Se o narrador não gostar da ideia de estações do ano em sua história passada em um país tropical, por exemplo, pode criar outras (tipo norte, sul, leste e oeste) ou algo mais adequado à sua crônica.

     O livro básico foi traduzido pela Devir e mostra uma excelente qualidade na produção e na tradução de Maria do Carmo Zanini, que se deparou com termos bem mais difíceis que a média dos outros livros de RPG.
      Em fim, chengeling os perdidos é um excelente cenário, muito bem construído, onde os jogadores vivem o drama de uma vida roubada em meio a um conto de fadas saído de um filme de terror.

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